Dicas

Dicas para não enjoar durante a viagem

A Ford Europa promoveu uma pesquisa para estudar as causas que levam as pessoas a sentir enjoo dentro do carro e, com a ajuda de especialistas, montou um guia com orientações que ajudam a evitar esse incômodo. “Enjoo no carro é um problema complexo. É uma reação natural a um estímulo antinatural e não tem cura, mas é possível aliviar os sintomas”, explica o prof. dr. Jelte Bos, da TNO Sistemas de Percepção e Cognição, em Soesterberg, na Holanda. O estudo foi realizado por especialistas em doenças do movimento, o qual adultos  ficaram olhando para telas durante um curto percurso demoraram em média apenas 10 minutos para se sentir mal.

A conclusão da pesquisa foi que os voluntários ficaram menos propensos a sentir enjoo quando olhavam para telas em posição mais alta e a estrada à frente podia ser vista de ambos os lados. O mal do enjoo no carro muitas vezes pode ser causado simplesmente pelo modo como o motorista dirige”, completa Bos, que desenvolveu um dispositivo para mostrar quando o comportamento na direção pode afetar os passageiros predispostos a esse mal. “Adotar um estilo de dirigir mais suave ajuda bastante a diminuir a sensação de náusea, além de economizar combustível.”

Os principais alertas para o início do início de um enjoo são bocejar e transpirar, consequência por desencontros entre os sinais que o cérebro recebe dos olhos e do labirinto, na orelha. Para evitar que isso aconteça, o professor Jelte passa algumas dicas para quem vai enfrentar as estradas:

  • Sente-se de preferência no banco da frente, ou no meio quando estiver no banco de trás, para poder enxergar a estrada à frente;
  • Dirija de modo suave e, sempre que possível, evite freadas e acelerações bruscas e passar sobre buracos;
  • Distraia quem estiver passando mal – até cantar em família pode ajudar;
  • Não há problema em beber refrigerante e comer biscoitos, mas evite tomar café;
  • Use um travesseiro ou um suporte para evitar que a cabeça balance;
  • Use o ar-condicionado para manter a circulação de ar fresco na cabine.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo