Híbridos e elétricos

NIO ES8: chinês elétrico para levar a sério

Como dissemos anteriormente, a indústria automobilística chinesa evolui a olhos vistos, mas algumas montadoras ainda preferem copiar o que se faz de melhor no Ocidente. Felizmente, é cada vez maior o número de fábricas que apostam em produtos originais, seguros e capazes de fazer bonito não só no mercado doméstico (o maior do mundo em termos de potencial), mas também no restante do planeta.

A NIO segue um caminho diferente, já que surgiu como uma startup disposta a produzir apenas modelos 100% elétricos – começou apoiando uma equipe na Fórmula E (a categoria de monopostos movidos apenas pela carga da tomada) e desenvolveu um superesportivo, o EP9, capaz de estraçalhar o recorde do inferno verde de Nurburgring para modelos sem combustíveis de origem fóssil. Mas o objetivo da empresa, com escritórios nos EUA, Inglaterra e na Alemanha, não é apenas impressionar, e sim oferecer produtos para o dia a dia, apostando nas energias limpas.

Pois o primeiro produto da marca será o ES8, um SUV de luxo de sete lugares de alta performance, destinado inicialmente à China, onde o governo tenta incentivar a circulação de elétricos. Se as linhas na lateral e na traseira não são assim tão diferentes, a dianteira esbanja modernidade e originalidade, enquanto o interior tem linhas limpas e elegantes, com destaque para o painel multimídia e a central sobre o console que lembra um tablet, dos grandes.

Os dois motores (um por eixo) garantem tração integral e a promessa da fabricante é que o sistema de carga rápida a ser oferecido com o modelo permitirá “encher o tanque” em menos de três horas. Sobre as medidas, por enquanto a NIO fala em valores aproximados: mais de cinco metros de comprimento; mais de três de entre-eixos e mais de dois de largura. Para conter o peso, a carroceria será fabricada integralmente em alumínio.

O que se mostra competitivo, diante da proposta, é o preço sugerido para o mercado doméstico: US$ 68 mil, ou cerca de R$ 225 mil, não muito superior ao de rivais (a gasolina ou híbridos) de Audi, Cadillac, Volkswagen e BMW, para citar os mais vendidos por lá. E é lógico que o sucesso em casa deve levar a NIO a oferecer o ES8 em outros mercados…

 

Hero2-935_AT_NextEV_Teaser_Dash_v7b G3-935_AT_NextEV_Teaser_Rear34_v8a_R 935_AT_NextEV_Teaser_Profile_v8a_R

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo