Curiosidades

Nova gasolina de maior octanagem. Onde? Posto Ipiranga…

Depois  de quase uma década de “exclusividade” da Petrobras Podium no mercado brasileiro como opção de gasolina de maior octanagem, a Ipiranga resolveu apresentar seu produto para o segmento. A empresa vai começar a oferecer em seus postos a Octapro, que substituirá a Original Premium.

O novo combustível traz 102 octanas pelo método RON (mesmo total da concorrente) e 96 de IAD, sigla para índice anti-detonante (a da Petrobras tem índice 97). Segundo a empresa, traz ainda aditivos detergentes e dispersantes capazes de garantir a pureza e maior economia de combustível. Se bem que o público-alvo do produto quer mesmo é um melhor rendimento do motor (não por acaso, a Podium hoje é usada em praticamente todas as categorias do automobilismo brasileiro com propulsores a gasolina) – esportivos, modelos exclusivos e com preparação nos motores para entregar toda a potência e torque previstos nas especificações. Ainda de acordo com a Ipiranga, os testes de validação do produto foram feitos no laboratório inglês de Millbrook, considerado um dos principais centros de desenvolvimento e engenharia automobilística do mundo.

Na Europa, a oferta de gasolina com índices distintos de octanagem é comum, e o consumidor faz sua escolha de acordo com o objetivo (se desempenho ou economia). De modo simplificado, a octanagem é a capacidade de um combustível de resistir às condições de pressão e temperatura na câmara de combustão e obter uma queima mais eficiente e homogênea, reduzindo ao máximo as perdas. A exemplo da Podium, a Octapro não estará disponível em todos os postos – em Minas, inicialmente Belo Horizonte (Organizações Novo Belvedere) e Juiz de Fora (Auto Posto Salvaterra) oferecerão a novidade.

 

octapro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo