Carros-conceito

Toyota FT-AC: vem SUV novo por aí…

Sabe aquele história de alguém que “não prega prego sem estopa”, como diz a turma mais experiente? Pois com a Toyota tem sido assim. A maior montadora do planeta gosta de apresentar conceitos que, na prática, são praticamente o que virá logo em seguida para o mercado. Primeiro é aquela conversa de que o modelo está apenas “antecipando tendências”, ou é um exercício de estilo mas, no fundo, os planos estão tomados para iniciar a produção. Foi assim, por exemplo, com o C-HR, SUV médio/compacto lançado em 2016 e que, no ano que vem, desembarca no Brasil com seu visual diferente e agressivo para brigar em um dos segmentos mais competitivos.

Agora, no Salão de Los Angeles, os japoneses mostraram qual é a próxima aposta, que responde por uma sigla de quatro letras: FT-AC (Future Toyota Adventure Concept). Na prática, um SUV compacto com pegada aventureira, capaz de, segundo a montadora, se embrenhar em aventuras tanto no asfalto quanto na terra, com direito a tração integral, o uso de muito plástico nos parachoques e caixas de roda e pré-disposição para levar a mountain bike, o equipamento de pesca ou o que mais o proprietário pretender carregar.

Com rodas aro 20, uma razoável distância para o solo e inovações como a instalação de câmeras infravermelhas nos retrovisores, que podem ser retiradas e montadas em outros locais do veículo (para registrar trilhas, por exemplo); ou a possibilidade de transformar os farois de neblina em luzes auxiliares no teto, o FT-AC abusa dos vincos, recortes e ângulos. A linguagem visual na dianteira se inspira em modelos atuais da marca para o mercado norte-americano, como a picape Tacoma, com um certo exagero de elementos que, no modelo de produção certamente desaparecerão. E se a empresa garante que sob o capô está um propulsor a gasolina, tudo indica que seja o mesmo usado no Prius e no C-HR híbrido, já que também confirma que a eletricidade dará uma mãozinha na geração de potência e torque.

Bonito ficou, agressivo também. Resta agora saber quando vai dar as caras nos salões, concessionárias e nas ruas como um modelo “de verdade”. De todo modo, que EcoSport, Kicks, Tracker, Creta e os demais concorrentes já fiquem avisados…

 

Toyota_FTAC_Concept_02_03FE213C39004208C8AFE5D6565CCF7D6E7B2628_low Toyota_FTAC_Concept_12_0896663572B4F883A0FF49A70FEA7A3E7548DA74_low Toyota_FTAC_Reveal_01_A9D6EFCB986CA3E09B0D36B5DF5D4B1B055C0333_low

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo