Curiosidades

Um sistema que é o terror dos motoristas adolescentes

Nem todos os motoristas que tiram sua primeira habilitação logo ao completar 18 anos têm a sorte de contar com o próprio veículo. Na maioria dos casos, o jeito é pedir emprestado o veículo paterno ou materno para dar aquela voltinha, levar o crush ao shopping ou ao cinema, ou mesmo aquela viagenzinha rápida de fim de semana com os amigos. E, porque não, trocar, nem que por uns dias, o aperto do transporte coletivo pela praticidade e conforto de ser dono do próprio nariz.

Lógico que quem empresta reza para nada acontecer de errado, tanto mais que a descarga de hormônios típica do período e a vontade de conquistar o mundo são normais nessa faixa etária. Imagine você, então, em alguns estados norte-americanos, onde é possível conduzir já a partir dos 16 anos.

Só que a gente sabe que existem pais que não conseguem se conter e, sempre com a melhor das intenções (ao menos é o que dizem), gostam de dar uma olhadinha básica no celular, nas anotações e que, agora, podem controlar o comportamento dos filhos ao volante. Ao menos lá, na terra do Tio Sam (mas com envio para o Brasil se alguém se interessar) existem vários sistemas de monitoramento por GPS pensados justamente para dedurar o comportamento de quem vai ao volante. Por meio de um aplicativo no smartphone, os pais acompanham em tempo real a localização dos herdeiros e têm acesso a um relatório que mostra eventuais excessos de velocidade, freadas bruscas e outros tipos de gracinhas ao volante.

Tudo bem que não é só isso: como qualquer sistema de monitoramento do gênero, os dispositivos servem para alertar nos casos em que o veículo se afaste de uma área pré-definida; podem ser úteis numa situação de emergência e as estatísticas (nos casos positivos, lógico, são aceitas por muitas seguradoras para conceder descontos nas apólices). A instalação é simples e feita sob o painel, por meio da porta OBDII. E então, pais e mães, vão optar pela base da confiança ou contar com a ajudinha da tecnologia?

81S4mVklKOL._SL1500_

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo