Internacional

Apareceu o Arkana. E a Renault mandou bem…

Salão de Moscou, na Rússia, e a capa que cobria o mais novo modelo da Renault foi tirada, revelando um resultado de chamar a atenção. Especialmente porque, como o Seminovos BH Notícias já mostrou, o Arkana é mais uma aposta da casa francesa para o Brasil (e para os mercados dos países ditos emergentes, como é o caso também dos russos). Por enquanto, ele é um “showcar”, um conceito, mas a própria fábrica deixa claro que é exatamente dessa forma que ele chegará ano que vem às concessionárias (por aqui, provavelmente em 2o20).

Difícil questionar o desenho e a proposta, de trazer para um público mais amplo a sacada dos SUVs cupê: com linha de cintura elevada, distância generosa em relação ao solo, rodas grandes (aro 19) e outras características dos utilitários esportivos unidas a um desenho de cabine mais próximo de um carro, digamos assim, ‘convencional’. A bem da verdade, a Renault prefere se referir ao Arkana como um crossover cupê, já que o foco é muito mais urbano do que aventureiro. A dianteira, como já se sabia, segue as linhas de desenho vistas no Megane de última geração (não disponível por aqui), enquanto a lateral tem linhas sinuosas e harmônicas e o caimento do teto cai como uma luva, na linha do que já fizeram Mercedes (GLC) e Audi, com o recém-apresentado Q8. E a traseira adota o desenho elegante dos modelos de luxo da Régie.

Os elementos típicos de um SUV, como as proteções inferiores em plástico e os contornos das caixas de roda aparecem de forma discreta, como que reforçando que o habitat natural do Arkana é o asfalto, seja das ruas, seja das estradas em longas viagens com conforto. Os franceses adiantam que uma configuração 4×4 estará disponível na versão de produção. Que, tudo indica, apresentará uma diferença básica entre os modelos europeu e brasileiro: a plataforma. Por aqui, ele deve ser produzido sobre a mesma base mecânica de Duster/Oroch/Captur, um pouco menos recente que a do Velho Continente.

arkana

arkana1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo