Audi

Audi revela superesportivo elétrico, o PB18. Pena que é ‘só’ conceito

Os alemães da Audi já haviam anunciado no começo do ano, com direito a um esboço, que estavam desenvolvendo um superesportivo elétrico com boa parte da tecnologia empregada no protótipo R18, que disputou o Mundial de Endurance do ano passado. E prometeram apresentá-lo na tradicional semana de clássicos de Pebble Beach, nos Estados Unidos, com direito a usar as iniciais da cidade californiana para dar nome ao modelo.

Pois o evento chegou e, com ele, o PB18 foi revelado em todas as suas formas. E que formas… O escritório de design da casa de Ingolstadt nos Estados Unidos caprichou no visual, com direito a uma traseira elevada típica de um shooting brake. Considerando que a energia vem das baterias que alimentam os três motores elétricos (um em cada roda traseira) e outro na dianteira, a aerodinâmica teria de ser explorada ao máximo para reduzir o arrasto. A inconfundível identidade da Audi está na dianteira, com o bocão hexagonal casando com os pequenos farois, (luzes de laser, tal e qual no R18 de pista) semelhantes aos do R8. Visto de lado, chama a atenção a linha de cintura sinuosa (assim como o caimento do teto), em contraste com as linhas angulosas das entradas de ar e dos vincos na carroceria.

Com carga máxima, os três propulsores despejam nas imensas rodas aro 22 algo em torno de 580cv. Um dos diferenciais do modelo foi a estrutura modular pensada para receber o condutor. Originalmente ela está posicionada no centro da cabine em fibra de carbono (como em um modelo de corrida), mas pode ser deslocada lateralmente para receber um passageiro. E os engenheiros da Audi fazem questão de dizer que o protótipo é “Nível Zero” em termos de condução autônoma – tudo está mesmo nas mãos e pés de quem está no volante, para saborear cada sensação proporcionada pelo modelo. Que tem 4,53m de comprimento; 2m de largura e apenas 1,15m de altura, “empacotados” em razoáveis 1.550kg.

Pena apenas que, a princípio, o PB18 é filho único, destinado a atrair a atenção do público nos salões (tomara que dê as caras no de São Paulo). Mas nada impede (aliás, esse é o objetivo) que muito do que foi usado no conceito ganhe as ruas nos modelos de produção.

Dynamic photo Colour: Curcuit grey

Dynamic photo
Colour: Curcuit grey

Dynamic photo Colour: Curcuit grey

Dynamic photo
Colour: Curcuit grey

Static photo Colour: Curcuit grey

Static photo
Colour: Curcuit grey

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo