BMW

BMW S 1000 RR: a referência mudou geral

Quando chegou ao mercado, em 2009, a BMW S 1000 RR marcou um divisor de águas para a casa da Baviera. Depois de muito apostar nos motores boxer e deixar de lado a busca pela potência extrema, os alemães resolveram encarar japoneses e italianos com uma superesportiva capaz de marcar época e se destacar tanto nas ruas e estradas quanto nas pistas. E se a atual geração (a segunda) ainda teria muita lenha para queimar, a fabricante alemã resolveu mudar geral. A 1000 RR 2019, apresentada no Salão de Milão (EICMA), que abre as portas quinta-feira, é, sem exageros, uma moto nova, capaz de manter a tradição iniciada pela antecessora.

Começando pelo coração, o quatro cilindros em linha de 998cc e que, agora com 207 cavalos, consegue ser quatro quilos mais leve do que o propulsor anterior (o novo escapamento ajuda a emagrecer o conjunto em 1,3 quilo extra). Conta com a tecnologia ShiftCam, que varia o tempo e a extensão de abertura das válvulas de admissão. O quadro foi totalmente redesenhado, com ajustes na geometria para favorecer a posição de pilotagem. A suspensão é totalmente nova, com destaque para o Flex Frame – a ancoragem da balança traseira que se vale do motor como elemento de absorção de energia.

E com o novo quadro foi possível desenhar um quadro mais estreito – o visual é o grande atrativo da nova S 1000 RR, que perde os farois assimétricos  – agora são menores e de formato semelhante –, mantém a abertura central de refrigeração em forma de Y. Novas formas para carenagem, sub-quadro e rabeta. Um conjunto com um peso a seco de apenas 197kg, e que pode ganhar muito em desempenho com os componentes da divisão M de performance (algo inédito nas duas rodas) e o material destinado às pistas, onde a nova máquina estreará já no ano que vem.

P90327365_highRes_bmw-s-1000-rr-with-m P90327363_highRes_bmw-s-1000-rr-with-m P90327349_highRes_the-new-bmw-s-1000-r P90327367_highRes_bmw-s-1000-rr-with-m

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo