BMW

C-V2X: em breve seu carro vai ‘conversar’ assim

Três dos principais grupos fabricantes de veículos do planeta resolveram se unir a uma empresa líder no desenvolvimento e produção de chips para smartphones com um objetivo em mente: criar uma tecnologia que permita aos carros e motos interagir com os demais; com o ambiente e a sinalização de tráfego. Ford, BMW e PSA (Peugeot/Citroën/DS) e a Qualcomm vêm fazendo testes e aprimoramentos da solução C-V2X, com a expectativa de torná-la item de série nos primeiros modelos em 2020.

O grupo organizou uma demonstração em um campo de provas próximo a Paris. Com chips semelhantes aos dos celulares e tecnologia 5G de transmissão de dados, é possível receber alertas de risco de colisão; aproximação de veículo em situação de perigo; veículo parado à frente, bem como adequar o ritmo de condução ao do fluxo de veículos para evitar congestionamentos ou mesmo ter noção do tempo que falta para um sinal vermelho abrir, por exemplo. Deste modo, é possível ajudar os sistemas já existentes (piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, entre outras) com um volume muito maior de informações do entorno.

Ficou curioso para entender os fundamentos do sistema? Então é só acompanhar o vídeo com algumas das principais possibilidades do C-V2X.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo