Curiosidades

Câmbio CVT: sabe como funciona?

Cada vez mais as montadoras apostam no sistema CVT para a transmissão de seus veículos, seja sobre duas ou quatro rodas – aliás, foram os scooters e ciclomotores a popularizar o mecanismo, tirando do condutor a obrigação de mudar constantemente as marchas. Em linhas gerais, ele troca o conjunto de engrenagens por duas polias e uma correia. Os japoneses, especialmente, são fãs deste tipo de transmissão, tanto assim que ele está em vários modelos da Honda (notadamente Fit e City) e da Nissan.

Pois foi justamente essa última, que oferece o CVT no March, Kicks, Sentra e Versa e tem um dos sistemas considerados mais eficientes do mercado (tanto assim que fornece o conjunto para a “irmã” Renault, que o utiliza em Duster e Captur), que resolveu detalhar, em vídeo, os “pulos do gato” deste tipo de câmbio. Por meio de muita computação gráfica, é possível entender como funciona, quais suas características principais e diferenças em relação aos demais câmbios manuais, automáticos e automatizados. Clique abaixo e confira…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo