Segurança

E agora Onix? Renault Captur consegue quatro estrelas no Latin NCAP

Quando o Programa de Avaliação  de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou o péssimo resultado do Chevrolet Onix, com nota zero, a casa da gravatinha logo anunciou que o hatch cumpria integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul. Pois bem, parece que os americanos se enganaram, já que o Renault Captur, com quatro airbags, obteve quatro estrelas nos itens proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil. E se você estiver pensando: “ah, mas é outro segmento”. Segurança não é questão de estilo do carro e sim sobre a sua vida.

No que se trata da proteção para adultos em colisão frontal, os especialistas do Latin NCAP comentam que o tórax do motorista tem uma segurança marginal e as tíbias adequadas. Enquanto isso cabeça e dos passageiros e do piloto, além dos pés. foram considerados com boa proteção. Já no polêmico teste lateral, o SUV quase passou com louvor, tendo apenas o tórax assinalado como adequado, sendo que acima disso é apenas a classificação “bom”.

Já a proteção infantil, que foi classificada com três estrelas, escorregou literalmente no Sistema de Retenção Infantil (SRI) da criança de três anos, o qual foi incapaz de evitar movimentos para frente no impacto frontal. Tirando isso, o Captur obteve boa avaliação, incluindo o impacto lateral. O utilitário conta com ISOFIX, incluindo especificações claras sobre desativar o airbag passageiro.

María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, parabenizou a Renault, mas também puxou a orelha da montadora para que ela tenha o mesmo zelo com outros veículos: “Parabenizamos a Renault por ter alcançado com o Captur a qualificação de quatro estrelas para adultos, porém, impulsiono-a para continuar a trabalhar no aperfeiçoamento da segurança das crianças no veículo. Adoraria ver, também, como os modelos mais vendidos pela marca Renault oferecem o mesmo nível de segurança que o deste modelo testado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo