Ford

Ecosport Storm: 4×4 para ser SUV de verdade

O Ford Ecosport tem um lugar especial na história do automóvel como a primeira opção real de um SUV compacto – mérito de um time de desenvolvimento comandado pelo engenheiro Luc de Ferran (pai do ex-piloto e campeão da Fórmula Indy Gil de Ferran). Quando chegou ao mercado, em 2003, reinava sozinho. Ao longo da trajetória, ganhou concorrência pesada e, mesmo passando por uma renovação total, perdeu terreno nas vendas. No ano passado, ganhou uma restilização caprichada baseada no trabalho feito para emplacar o modelo no mercado norte-americano, cada vez mais aberto a veículos de menor porte.

O que ainda faltava em relação à versão original era uma opção 4×4, capaz de deixá-lo pronto para encarar pedras, terra e buracos com autoridade – resumindo, uma pegada fora de estrada que concorrentes como o Renegade e o Duster oferecem. Pois não falta mais. A Ford ocupou a lacuna e resolveu apostar na agressividade ao apresentar o Ecosport Storm.

Como tem feito com suas picapes (caso da F-150 Raptor), o nome da versão é estampado em letras garrafais na grade, para não deixar dúvidas. Além disso, ganhou farois em Xenon com máscara negra (e luzes diurnas em LED), capa rígida do estepe, rodas aro 17 com desenho inédito e faixas adesivas negras na parte inferior das laterais no melhor estilo Ford (como no esportivo GT ou em versões especiais de Mustang e Maverick, só para lembrar). E o interior traz bancos de couro, sistema Sony premium de audio, sete airbags; o aparato multimídia Sync 3 e comodidades como câmera de ré, teto solar elétrico e sistema keyless de abertura das portas e partida. Se há quatro opções de cores, a mostrada com destaque (marrom Trancoso, a mesma do Ka Freestyle que vem por aí) surge como sinônimo dessa proposta aventureira.

A tração integral opera de modo autônomo, detectando a necessidade de transferência de torque para cada eixo de acordo com as condições de aderência e o tipo de terreno. O motor é o quatro cilindros 2.0 Direct Flex de 176 cv. Prova de que a casa do Blue Oval não veio para brincadeira é o bastante competitivo preço de R$ 99.990, considerando o pacote. Bons argumentos para encarar Compass, Renegade, HR-V, Creta, Kicks, Duster e os demais rivais.

image005 EcoSport Storm (6) EcoSport Storm (4)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo