Chevrolet

Entre os utilitários-esportivos (SUVs), HR-V e Renegade foram destaques de 2015

O Jeep Renegade vem sendo o mais vendido, entre os SUVs, desde outubro, mas o Honda HR-V assegurou a liderança de 2015 com ótimo desempenho no primeiro semestre do ano passado

O Jeep Renegade vem sendo o mais vendido, entre os SUVs, desde outubro, mas o Honda HR-V assegurou a liderança de 2015 com ótimo desempenho no primeiro semestre do ano passado

Se houve um segmento do mercado brasileiro em que tudo mudou, em 2015, foi o dos utilitários-esportivos (SUVs). Além de um novo líder, o Honda HR-V, a categoria viu seus antigos bambambãs serem desbancados também pelo Jeep Renegade. Ford EcoSport, com queda de 37,5%, e Renault Duster, com perdas de 29,7%, foram atropelados pelas novidades. O ‘crossover’ japonês fechou o ano passado com participação de 16,7%, seguido pelo Jeepinho, com 12,8% – o EcoSport, que tinha uma fatia de mais de 18%, em 2014, teve que se contentar com 11%.

Quem decepcionou, neste nicho, foi o Peugeot 2008, que já nasceu mico e, até agora, não conseguiu ultrapassar a barreira comercial de 1.000 unidades mensais – fechando o ano em uma discretíssima 12ª colocação, no segmento.

 

DUSTER OROCH NÃO DECOLOU

A crise também não poupou as picapes. Leves ou médias, elas foram as que mais sofreram com a retração do mercado brasileiro. Basta ver o seguinte: enquanto as vendas nacionais caíram 25,6%, o nicho que engloba Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier, entre outras, encolheu 29,5%. Achou pouco?

Entre as caminhonetinhas, nominalmente Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana, os volumes despencarem 34,2%. E a perspectiva não é boa para ninguém, nem para a recém-lançada Duster Oroch, que fica no meio do caminho entre as picapes leves e médias. Apesar de ter sido recebida com entusiasmo pela imprensa especializada, o mercado não se empolgou com sua chegada. Até agora, a novidade da Renault não conseguiu mais do que 6% de participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo