Fiat

FCA confirma planos, com novidades para o Brasil

Como previsto, o primeiro dia de junho marcou a apresentação dos planos do Grupo FCA para o período 2o18/2022, no evento FCA Capital Markets, realizado junto à lendária pista de testes italiana de Balocco. Enquanto a data não chegava, houve especulações das mais variadas, com direito ao fim das marcas Chrysler e Lancia e um redimensionamento total da Fiat especialmente na Europa. Por enquanto, nenhuma marca sai do portfólio do grupo que, no entanto, confirmou uma série de mudanças.

Lá fora a Fiat manterá em sua gama apenas o 500 (e seus derivados) e o Panda. O primeiro ganhará uma versão 100% elétrica (que inclusive já está sendo testada no Brasil) e os modelos maiores, como 500L e 500X passarão a contar com propulsores híbridos. Que o Punto chega ao fim da linha era algo já confirmado pelo CEO do grupo, Sergio Marchionne, com o Tipo (que serviu de base para o desenvolvimento do Cronos) provavelmente seguindo o mesmo caminho.

Outro ponto já esperado foi a confirmação de que a Alfa Romeo abandona os motores diesel, apostando nos sedãs Giulia, Giulietta e no SUV Stelvio, mas também em um novo superesportivo, que será a reencarnação do 8C (com potência superior a 700cv), em um novo GTV e num esportivo compacto. Ainda não está certo o futuro do hatch compacto Mito. Já a Maserati ganhará, em 2022, um novo modelo esportivo 100% elétrico, o Alfieri, cuja plataforma dará origem ainda a um novo SUV, que fará compania ao Levante. A marca não abandona, no entanto, os propulsores a combustão, que passam a ser todos desenvolvidos pela ‘irmã’ Ferrari, com direito a sistemas híbridos.

Para o Brasil, a grande novidade foi a confirmação de que o Renegade ganhará um irmão menor, muito provavelmente desenvolvido sobre a mesma plataforma da dupla Argo/Cronos. E que, como foi o caso com o próprio Renegade e com o Compass, deve ser desenvolvido na planta pernambucana de Goiana para então ser lançado nos principais mercados da Jeep. Até 2022 os SUVs atualmente no mercado ganham novas gerações e, como você vê na imagem, a Jeep também terá sua picape, muito provavelmente valendo-se da plataforma da Toro, que nada mais é que a mesma de Renegade/Compass.

FCAMD

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo