Fiat

Fiat estuda volta da Alfa Romeo

A mudança no comando da filial brasileira do Grupo FCA (Fiat/Jeep/Chrysler) pode trazer de volta ao mercado verde e amarelo uma das marcas mais lendárias do conglomerado italiano. Antonio Filosa, que assumiu o posto que era de Stefan Kettler, admitiu, em conversas com jornalistas, que existem estudos para voltar a oferecer modelos da Alfa Romeo, embora ainda sem prazos ou detalhes. A possibilidade ganhou força com o crescimento da Jeep por aqui, o que mostrou que propostas complementares podem reforçar o desempenho do grupo sem necessariamente dividir forças ou criar uma competição interna pelo consumidor.

Vale lembrar que um dos primeiros sedãs de sucesso montados no país foi o Alfa JK, produzido nos anos 1960 pela Fábrica Nacional de Motores (FNM), e que deu lugar, nos anos 70 e 80, ao 2.300, por muito tempo o modelo mais luxuoso e exclusivo de seu segmento, em tempos de importações proibidas. Com a reabertura do mercado, em 1990, a própria Fiat passou a importar os sedã 164 e 156 e o hatch compacto 145, desenhado pela dupla Walter de Silva (hoje na VW) e Chris Bangle, mas a dificuldade em manter uma rede de revenda e manutenção e a concorrência cada vez maior acabaram levando ao encerramento das operações da casa do trevo de quatro folhas (Quadrifoglio Verde) no país.

Mesmo sem bola de cristal, é possível apostar inclusive nas máquinas escolhidas para um eventual retorno, com potencial de atrair os inúmeros amantes da marca (há vários clubes de entusiastas da Alfa em atividade), bem como novos compradores: o SUV de luxo Stelvio, lançado ano passado na Itália e que também é o carro-chefe na retomada do mercado norte-americano; e o sedã médio/grande Giulia que, na versão Quadrifoglio, é empurrado por um V6 3.0 biturbo de 505cv, desenvolvido em conjunto com a Ferrari. Mais do que nunca é aguardar pelos próximos capítulos e torcer para que os planos se concretizem, já que a casa de Arese deixou saudades…

2018 Alfa Romeo Stelvio

Logo Maio Amarelo (4)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo