Carros-conceito

Ford testa van autônoma… com motorista

Em meio a polêmicas, acidentes e incidentes, montadoras e empresas de tecnologia que acreditam nos veículos de condução autônoma prosseguem seus testes de desenvolvimento. Muitas vezes em ambientes fechados e controlados para evitar sustos. Outras em locais que permitem esse tipo de experiência no tráfego normal.

Mas e de uma van autônoma com motorista, pedais e comandos tradicionais, você já tinha ouvido falar? Pois ela vem sendo avaliada pela Ford nas ruas de Miami, e com uma justificativa interessante. Até mesmo porque na Flórida experimentos 100% autônomos ainda não são permitidos, a montadora e a empresa de entregas a domicílio Postmates aproveitam para avaliar não a parte do condutor, mas as demais que, imagina-se, um dia serão efetuadas sem a ajuda humana.

A história é a seguinte: você faz uma encomenda e recebe, da Postmates, a confirmação, no smartphone, de que ela será entregue num determinado horário. Na hora e local definidos, o consumidor terá a chance de apanhar seu pacote sozinho. Para isso digitará um código em um painel eletrônico que destravará o compartimento e liberará o (s) produto (s). Por enquanto, a ideia é verificar em condições reais a eficiência do sistema e o comportamento dos compradores, para entender se serão necessários ajustes ou se o processo já é interativo o suficiente. A casa do Blue Oval estima que, em 2021, algumas cidades norte-americanas já possibilitarão a circulação de veículos de entrega sem motoristas.

FordTransitAutônoma-1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo