Híbridos e elétricos

Honda Insight: alô Prius, olha a concorrência…

Quando a Honda apresentou, no Salão de Detroit, seu conceito Insight, estava claro que não se tratava de um mero protótipo, mas de um modelo pronto para entrar na linha de montagem. Dito e feito: os japoneses escolheram outro salão, o de Nova York, que abre as portas essa semana, para revelar a versão definitiva de seu sedã compacto híbrido. Um modelo que chega inicialmente ao mercado norte-americano com a missão clara de concorrer (e bater) o Toyota Prius, o Nissan Leaf e o Hyundai Ioniq.

Curiosamente a Honda decidiu manter o nome de seu primeiro híbrido, que não caiu no gosto do consumidor e acabou tirado de linha em pouco tempo. Desta vez, no entanto, aposta na consagrada plataforma usada no Civic de décima geração e no novo CR-V e em um desenho que, apesar da preocupação com a aerodinâmica, não deu origem a um modelo que parece saído de mangá ou de obra de ficção. O novo Insight é bastante elegante e não se diferencia muito dos irmãos menor (Civic) e maior (Accord), o que é um ponto a favor.

Sob o capô está o mesmo 1.5 quatro cilindros turbo usado no Civic, usado, na maioria do tempo, para mover o propulsor elétrico e abastecer as baterias de íons de lítio – em conjunto, a unidade de potência gera 151 cavalos, com a ajuda da regeneração do calor dissipado pelos freios (o que pode ser regulado por um comando no volante). Ele conta ainda com suspensão traseira multilink, capô em alumínio para reduzir o peso – e os auxílios à condução são varios. As versões são três: EX, LX e Touring. A Honda ainda não confirmou preços, mas fala em uma faixa de valor intermediária entre Civic e Accord. Nada ainda sobre um eventual lançamento no mercado brasileiro mas, diante do sucesso cada vez maior do Prius, é de se esperar que a montadora o inclua em sua gama de modelos por aqui – o maior complicador é a necessidade de importá-lo dos EUA, o que encareceria o preço final.

2019 Honda Insight

2019 Honda Insight

2019 Honda Insight

2019 Honda Insight

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo