Hyundai

Hyundai IX35: na China ele cresceu e mudou

IX35

O Brasil talvez seja o único mercado do mundo em que um mesmo modelo é vendido em três gerações distintas: o Hyundai Tucson original, o IX35 e o New Tucson – vale destacar que, na grande maioria dos países em que os sul-coreanos estão presentes, apenas o segundo e o terceiro SUVs convivem lado a lado nas concessionárias e nas ruas. Pois o IX35, que por aqui ainda conta com o prefixo New, desde que recebeu a grade dianteira hexagonal que caracteriza o desenho da fábrica asiática, acabou se tornar old (velho).

E não é brincadeira: a Hyundai aproveitou o Salão de Xangai para apresentar um novo (de verdade) IX35 que, de acordo com o discurso inicial, será destinado apenas ao mercado chinês, o maior do mundo. Os sul-coreanos ainda mantêm mistério sobre os detalhes técnicos do modelo, que tem lançamento previsto para outubro, mas basta observar a primeira imagem divulgada para constatar que as mudanças não foram poucas, nem cosméticas.

Se a dianteira mantém o espírito da versão à venda por aqui (embora se aproxime do desenho do Creta, com aberturas para as luzes de neblina maiores e jeitão mais robusto), é visto de lado que ele escancara as diferenças. O teto não apresenta caimento e, com isso, a tampa do porta-malas é maior e mais vertical. A janela da segunda fileira de assentos perde o jeito anguloso e lembra a solução usada pela Citroën para seus C3 e C5 Aircross (outra novidade de Xangai). A coluna C agora é bem maior e a terceira janela está separada do restante, formando um conjunto com o vidro traseiro – tal como faz a Chevrolet com seu Trailblazer. Já as lanternas traseiras têm dimensões maiores e se projetam menos pelas laterais. O IX35 “chinês” tem comprimento de 4,43m (quatro centímetros a menos que o novo Tucson e dois a mais que o irmão brasileiro). Ao que tudo indica, uma ofensiva para conter o sucesso do Compass do outro lado do mundo.

Por aqui, as perspectivas de lançamento da novidade são mínimas por enquanto, mesmo porque ter seis modelos de SUVs diferentes em estoque (considerando Creta e Santa Fé) seria um certo exagero.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo