Híbridos e elétricos

I-Pace: pela primeira vez um elétrico é o ‘Carro do Ano’ na Europa

Semana de Salão de Genebra é também momento de conhecer o Carro do Ano na Europa – premiação que envolve as principais publicações do continente, em parceria com a mostra suíça. E o resultado deste ano marca um divisor de águas na história da premiação. Pela primeira vez um modelo 100% movido a eletricidade levou o troféu para casa: o SUV Jaguar I-Pace. Com direito a empate na primeira rodada da pontuação.

O modelo britânico somou os mesmos 250 pontos do esportivo francês Alpine A110, fabricado pela divisão especial da Renault. Como determinam as regras do concurso, nesse caso vale a comparação “carro a carro” e, nela, melhor para o SUV, por ter conseguido 18 notas máximas, duas a mais do que o rival. Também estavam na parada o Ford Focus; o Peugeot 508; o Citroën C5 Aircross; o Kia Ceed e o Mercedes Classe A (hatch). O Ceed, aliás, foi a surpresa, ficando com o terceiro lugar, apenas três pontos atrás dos dois melhores.

Vale lembrar que os modelos foram avaliados de forma dinâmica pelos jurados na pista de testes francesa de Morefontaine, com uma série de critérios objetivos levados em conta para a distribuição dos pontos. O I-Pace sucede o Volvo XC40 (assim como no caso da montadora sueca, foi a primeira vez que a casa britânica do felino levou a premiação). O troféu foi entregue a Ian Callum, o diretor de design da Jaguar.

Car of the Year 2019

Pontuação final

  1. Jaguar i-Pace           250 (*)
  2. Alpine A 110             250
  3. Kia Ceed                    247
  4. Ford Focus                235
  5. Citroën C5 Aircross 210
  6. Peugeot 508              192
  7. Mercedes Classe A   116

foto01

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo