Indústria

Mercado de carros no Brasil e os veículos mais vendidos

O brasileiro é simplesmente apaixonado por carros, isso é inegável. É mais do que comum as pessoas volta e meia darem uma olhada em classificados de veículos ou mesmo em alguns sites especializados. A razão por trás disso é que assim é possível ficar por dentro de novidades e saber a quantas anda o mercado de carros para poder fazer sua aquisição.

Apesar de toda a crise política, econômica e social que o país está atravessando, a cada ano a frota de veículos aumenta de forma considerável. Nesse último ano, houve um aumento expressivo da compra de veículos usados.

Esse mercado de veículos usados tem apresentado aquecimento. Além disso, os usuários estão mais compelidos a gastar mais com a aquisição de veículos e seus respectivos acessórios.

O mercado de carros no Brasil funciona de forma um pouco diversa do restante do mundo. Ele é dotado de algumas características bastante diferenciadas. É igualmente necessário tomar uma boa dose de cuidados ao vender um veículo e também com o contrato de venda de veículo.

Como funciona o mercado de carros no Brasil?

Essa não é a primeira vez que o país atravessa uma crise econômica e política. Entretanto, o mercado de carros começou a ficar mais forte nesse último ano, exibindo um aumento na frota de veículos.

Quando o assunto é carro zero quilômetro, os campeões de venda são o Chevrolet Ônix e o Hyundai HB20. Estes dois são carros de passeio que podem ser encaixados na categoria popular. Contudo, os SUVs também mostraram uma elevação na quantidade de exemplares vendidos.

No que concerne ao mercado de carros usados, as vendas ficaram ainda mais turbinadas. O público consumidor tem mostrado uma preferência maior por marcas e modelos cuja durabilidade e custo de manutenção são menores. Nesse sentido, os campeões de vendas são:

  • Volkswagen Gol;
  • Fiat Uno;
  • Fiat Palio;
  • Chevrolet Celta;
  • Chevrolet Corsa.

Numericamente falando, o mercado de carros usados se encontra mais aquecido. Para se ter uma noção, a quantidade de veículos vendidos supera os 9 milhões. No que se refere aos novos emplacamentos, eles ultrapassaram o índice de dois milhões de carros novos.

No ano de 2017, o governo federal acabou com os subsídios do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no que se refere a venda de carros de fabricação nacional. Por essa razão, os preços dos carros aumentaram de 10 a 20% nas concessionárias.

E como isso explica a diferença no quantitativo de vendas em comparação com os carros usados? Por causa da elevação nos preços dos veículos novos, as pessoas se mostraram mais receosas e cautelosas em realizar a compra. Acrescente a isso o fato que a valorização do veículo é ainda maior.

Os veículos mais vendidos no mercado de carros no Brasil

Aqui no Brasil os carros mais vendidos, tanto os novos quanto os usados, são os carros populares e os carros de passeio.

Quanto ao mercado de carros novos, os carros mais vendidos foram os de estilo hatch, com motor 1.0 e alguns parcos opcionais, que já vem inclusos nos itens de série do veículo.

Por outro lado, quanto ao mercado de carros de seminovos e usados, as vendas são impulsionadas por veículos de caráter mais popular de marcas tradicionalmente famosas no mercado brasileiro, como Fiat, Volkswagen e Chevrolet.

O mercado de carros em Minas Gerais

No que se refere especificamente ao mercado de carros em Minas Gerais, os carros mais vendidos são:

  1. Chevrolet Onix – 5096 exemplares vendidos
  2. Ford Ka – 3852 exemplares vendidos
  3. VW Voyage – 2072 exemplares vendidos
  4. Renault Sandero – 2011 exemplares vendidos
  5. Chevrolet Prisma – 1574 exemplares vendidos

FONTE (material cedido por): https://diarioprime.com.br/news/financas/o-mercado-de-carros-no-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo