Híbridos e elétricos

Nissan confirma chegada do elétrico Leaf

Ele é o elétrico mais vendido do planeta; um dos concorrentes ao prêmio de Carro Mundial do Ano na categoria “carros verdes” e, em breve, estará disponível na rede de concessionárias da Nissan no Brasil. A montadora japonesa confirmou a importação do hatch, em sua mais nova geração, durante o evento Nissan Futures, que discutiu em São Paulo iniciativas para mobilidade sustentável. Ele deve ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, para ganhar as ruas a partir de 2019.

O Leaf chegou a ser testado no Rio e em São Paulo por taxistas em 2016 e exposto como parte do patrocínio da fábrica à primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul. Ele é equipado com um motor elétrico síncrono instalado na dianteira, que produz 107 cavalos e 25.9kgf.m de torque. A autonomia, com o sistema de carga rápida, chega a 250 quilômetros e um dos baratos do modelo é a possibilidade de usar a carga elétrica em sentido contrário – o que está armazenado nas baterias de lítio pode ser usado para ajudar na iluminação da residência, por exemplo. Além disso, conta com um único pedal (ePedal) que acumula as funções de acelerador e freio (o câmbio é de uma velocidade). Os freios a disco dianteiros ajudam a regenerar energia para aumentar o alcance do veículo.

Se as linhas aerodinâmicas foram pensadas para reduzir o arrasto e conseguiram um resultado bastante interessante, o peso não é propriamente contido (quase duas toneladas na balança). A economia no bolso, no entanto, é inquestionável, assim como a colaboração para um ambiente mais limpo. Nos Estados Unidos, ele é oferecido a partir de US$ 30 mil (cerca de R$ 100 mil), valor que deve aumentar no caminho para o Brasil, muito embora o Governo Federal estude a redução de impostos para os híbridos e elétricos. É esperar para ver. De todo modo, vem aí um concorrente e tanto para o Toyota Prius.

Novo Nissan LEAF

Novo Nissan LEAF

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo