Carros-conceito

Nissan X-Motion une tradição e modernidade

O Nissan Kicks mal chegou ao mercado – e nos Estados Unidos ele ainda é novidade – e a casa japonesa, parte do Grupo Renault, já pensa em seu substituto. Ou, quem sabe, numa segunda opção para o segmento dos SUVs compactos e médios, que, a julgar pelos números de vendas, tem tudo para se tornar um dos carros-chefes da montadora.

O Salão de Detroit serviu para apresentação do conceito X-Motion, que nasceu com a proposta ousada de unir a tradição e as técnicas japonesas com o futuro da mobilidade autônoma e das novas tecnologias. Com 4,6m de comprimento (exatos 30 centímetros a mais do que o Kicks, ele procura, nas linhas, combinar robustez e leveza, com detalhes como as caixas de roda extensas que se projetam da carroceria e as próprias rodas, aro 21. A dianteira tem linhas esculpidas, com os farois em forma de bumerangue e a grade V-Motion em tamanho “extra-large”. O desenho das lanternas traseiras foi inspirado na técnica Kumiko de arte em madeira.

No interior, um console inteiriço em cedro, fabricado com a técnica do kanawa tsugi (que dispensa pregos ou cola) atravessa as três fileiras de assentos individuais – duas principais e uma para crianças ou animais de pequeno porte. Como o assoalho foi inspirado em um rio, os bancos se assemelham a navios que se deslocam sobre a água. Materiais tradicionais convivem com a fibra de carbono, presente em detalhes e revestimentos.

Pensado para ser conduzido tanto de forma autônoma (pelo modo ProPilot, da Nissan) quanto manual, o X-Motion conta com sete displays em seu interior e possibilidade de comando por voz, gestos ou movimentos oculares. A partida pode ser dada por autenticação digital e, assim que o veículo entra em funcionamento, uma carpa japonesa estilizada aparece no assistente virtual. O conceito conta com tração integral, mas os japoneses preferiram, por enquanto, não pensar na propulsão, abrindo espaço para unidades híbridas ou totalmente elétricas.

Nissan Xmotion Concept Nissan Xmotion Concept

Nissan revela Xmotion concept na edição 2018 do Salão do Automóvel de Detroit

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo