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Novo Rav4: bola dentro da Toyota

Lembram do conceito FT-AC, apresentado pela Toyota no último Salão de Los Angeles e que sugeria a chegada de um novo SUV ao mercado norte-americano (e mais tarde ao resto do mundo)? Pois é, na verdade o desenho do protótipo serviu de base para a nova geração do RAV4, o mais vendido esportivo utilitário na terra do Tio Sam. E como dissemos ao apresentar o último teaser antes do lançamento, no Salão de Nova York, a montadora japonesa prometia caprichar na renovação, a ponto de fazer as vendas decolarem também no Brasil, onde o modelo está desde a chegada ao mercado, na década de 1990, mas patina nas vendas diante de uma concorrência cada vez mais forte.

Pois chegou o dia de dar fim ao mistério e, de cara, é possível afirmar que os nipônicos acertaram mais uma vez. Com base na mesma plataforma modular TNGA de Corolla, C-HR e Camry, recriaram o RAV4 com uma nova pegada. As linhas sinuosas que guardavam parentesco com os sedãs da marca deram lugar a formas mais angulosas, inspiradas na linha de picapes (especialmente a Tacoma). O que dá mais personalidade ao SUV, que cresce e aparece mais na aparência do que na realidade (o comprimento, na verdade, é meio centímetro menor que a do antecessor, embora o entre-eixos tenha aumentado 3 centímetros). O caimento do capô é menor e, por outro lado, a coluna C ganha um andamento triangular que torna o modelo menos utilitário e mais esportivo.

Novidade também sob o capô, com um quatro cilindros em linha 2.5 VVTi que trabalha com uma transmissão automática de oito marchas. E o diferencial traseiro com sistema torque vectoring não apenas distribui o torque entre as rodas de acordo com as condições de aderência, como desacopla o eixo quando a tração integral é desnecessária (numa auto-estrada, por exemplo), reduzindo o consumo. E para mostrar que esportividade e economia podem andar de mãos dadas, a versão mais potente é justamente a híbrida XSE HV – as outras duas são a Limited, com espírito mais luxuoso, e a Adventure, que traz racks de teto e caixas de roda mais parrudas. Suspensão traseira multilink, sistema multimídia com tela de sete polegadas e internet wi-fi e uma série de dispositivos de segurança, reunidos sob a sigla Toyota Safety Sense (TSS), completam o pacote. Nos EUA, a chegada às concessionárias está prevista para o terceiro trimestre, como modelo 2019.

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