Carros-conceito

O hiperesportivo da Toyota, ou quase…

O leitor do Seminovos BH Notícias viu como Aston Martin (Valkyrie) e Mercedes (AMG-One) preparam hiperesportivos com tecnologia das pistas, potência que beira o absurdo e promessa de desempenho que não deixa a desejar – aliás, a expectativa é de que supere, em alguns aspectos – na comparação com os protótipos de competição. Máquinas exclusivíssimas, que exigirão dos futuros proprietários contas bancárias mais que recheadas para integrar as respectivas coleções.

Mas, e se a maior montadora de veículos do planeta resolvesse desenvolver também uma supermáquina do gênero? A Toyota resolveu responder à pergunta com um conceito apresentado no Tokyo Auto Salon, que abriu as portas na capital japonesa. O GR Supersport Concept mostra até onde a fábrica poderia chegar, com inspiração e tecnologia das pistas.

Por meio de sua divisão Gazoo Racing, que começa a ganhar espaço próprio e a preparar versões apimentadas dos modelos de produção (assim como a Nissan, com a Nismo), a Toyota resolveu criar um hiperesportivo em torno do motor V6 2.4oocc usado nos protótipos TS050 do Mundial de Endurance. Aliás, da unidade de potência, já que um sistema híbrido de recuperação do calor dissipado pelos freios também ajuda a gerar uma cavalaria estimada em 1.000hp. Chassi e carroceria em fibra de carbono ‘empacotam’ a usina de força, com atenção especial para a aerodinâmica e a refrigeração do conjunto.

Os japoneses deixam claro que o GR Supersport Concept é apenas um exercício de estilo e tecnologia e não vai entrar em produção, mas aproveitam para mandar uma mensagem que vai agradar a quem teme que os combustíveis limpos e as tecnologias autônomas tirem a diversão dos carros. “É uma mostra de que queremos desenvolver carros excitantes e capazes de proporcionar muitos sorrisos a seus condutores”. Que assim seja…

001 20180112_01_02_s 20180112_01_03_s 20180112_01_10_s

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo