Legislação

Operação Volta as Aulas: hora de fazer a própria parte

Começos de fevereiro e agosto e a situação se repete: as portas das escolas voltam a ficar lotadas, vans escolares e carros disputam espaço e muitas vezes incorrem em erros que prejudicam todo o trânsito do entorno – filas duplas, estacionamento em locais proibidos e por aí vai. Mais uma vez, em Belo Horizonte, a Prefeitura, por meio da BHTrans, inicia sua Operação Volta às Aulas, numa tentativa de tornar menos caótica a missão de trafegar nas proximidades dos estabelecimentos de ensino.

Desta vez, o tema é “O Trânsito é Responsabilidade de Todos” e as ações vão prosseguir até o dia 10. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Policia Militar, Guarda Municipal) irão operar o tráfego na porta das escolas e orientar sobre a maneira adequada de se comportar no trânsito ao levar seus filhos para a escola. E como tem sido feito ao longo do ano letivo, ações de conscientização e campanhas com os alunos serão desenvolvidas como parte do Programa Jovem e a Mobilidade.

Vão então algumas recomendações, para os períodos de entrada e saída de alunos não se transformem em sinônimo de caos nas nossas principais vias. Lembrando que a grande maioria dos comportamentos seguidos pelos motoristas é passível de infração:

Atravesse sempre na faixa de pedestre, pois é mais seguro;

Nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua;

Nunca pare ou estacione em fila dupla e nas faixas de pedestre;

Não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis ou em outros locais proibidos;

Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo;

Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares.

no_caminho_para_a_escola

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo