Carros-conceito

Peugeot e-Legend: conceito com jeito de ‘dejà vu’

Não tem mesmo jeito: a grande inspiração para a indústria automobilística nos últimos anos está na releitura de modelos históricos, que marcaram suas épocas. A lista aumenta a cada dia: Mini Cooper, Fiat 500, VW New Beetle, a nova Mercedes GLE (que homenageia a original, de 1996), sem contar os conceitos para testar a receptividade do público, que muitas vezes determina o lançamento ou não no mercado.

Pois a Peugeot não fugiu à moda ao apresentar seu protótipo elétrico com que pretende (no dizer da casa do leão) “chacoalhar o Salão de Paris”: o e-Legend. A própria montadora não esconde, e nem haveria como, que a inspiração vem do 504 Coupé, um esportivo desenhado pelo estúdio Pininfarina na década de 1970 e que ganhou admiradores em todo o mundo.

Também por isso, o interior traz assentos em veludo e apliques de madeira, embora o diretor de estilo da Peugeot, Gilles Vidal, garanta que “o e-Legend nos projeta para um futuro próximo sem nostalgia alguma. Ele mostra o design da Peugeot adaptado aos novos desafios tecnológicos da indústria automobilística”.

Rodas aro 19, caixas de roda bombadas (para dar à carroceria, vista de cima, um aspecto de ‘X’); farois e lanternas em LED, o e-Legend tem 4,65m de comprimento; 1,93m de largura e 2,69m de entre-eixos e é movido por dois motores elétricos junto aos eixos proporcionando potência de 460cv, torque de 80 kgf.m e velocidade máxima de 220 quilômetros por hora, com autonomia estimada em 600 quilômetros. O protótipo prevê quatro modos de condução, dois deles totalmente autônomos (Soft e Sharp) e dois convencionais, com o trabalho a cargo do motorista (Legend e Boost, o segundo com uma pegada mais esportiva). A princípio não há planos de produzir em série o modelo, que a Peugeot diz ser parte de um esforço para “não ficar no lugar comum” que vai marcar o futuro da marca.

DH1_FRONT_07 2058640-86nu9msqvn-whr

17731a94-07fe-11e7-9eb8-6c66160381e0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo