Curiosidades

Pré-venda do carro voador vai começar mês que vem

Não faz muito tempo (é verdade que estávamos no século passado) e, quando se pensava em como seriam os deslocamentos nos anos 2000, muita gente imaginava que os carros dariam lugar a naves espaciais – ao menos assim previam filmes e outras obras de ficção. Em pleno 2018, ainda temos ruas cheias, a principal discussão é sobre o combustível a ser usado e o tipo de motores, mas o sonho de um carro que voa está mais próximo da realidade.

Ao menos é o que sustenta a empresa norte-americana Terrafugia, uma startup criada em 2006 por um grupo de talentosos alunos do prestigiado MIT, e que se concentrou em desenvolver o primeiro carro voador de produção do mundo. Uma ideia que poderia parecer loucura, mas que foi encampada pelo grupo chinês Geely (dono da Volvo e da Lotus), que garantiu o capital necessário para pesquisa e desenvolvimento. A promessa é de iniciar, em outubro, a pré-venda do Transition, que não ganhou esse nome por acaso, já que permite a transição entre céus e terra, habilitado para circular nos dois.

terrafugia O Transition é movido por um motor Rotax 912s de quatro cilindros e 100cv (alimentado por gasolina comum), tradicionalmente usado em ultraleves e planadores esportivos e colocado atrás da cabine, que acomoda piloto/motorista e passageiro. O segredo para funcionar no ar e no solo está nas asas dobráveis, que podem ser abertas ou fechadas em segundos. A velocidade máxima de voo é de 160km/h com altitude de teto de 2.730m – será exigida a licença de piloto recreativo para voar. Com as asas recolhidas, ele cabe sem grandes dificuldades em uma garagem média, mas ainda exige uma pista para pouso ou decolagem – a Terrafugia trabalha no desenvolvimento de um modelo capaz de subir verticalmente.

Se você gostou da ideia, vale destacar que as pessoas físicas não são, por enquanto, o público-alvo da empresa, que acredita que o carro voador será uma opção interessante para empresas de entregas, órgãos públicos  e grandes corporações. Um dia, quem sabe…

transition_turntable_0

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo