Lançamentos

Subaru Legacy: resiste, e totalmente renovado

Se a Subaru é hoje uma marca global com admiradores em boa parte do mundo, muito se deve ao sedã médio Legacy, que mostrou que a casa japonesa podia fazer mais do que utilitários sem sal. O modelo foi o escolhido para a estreia da casa das Plêiades no Mundial de Rally, no fim da década de 1980 e, até que acabasse substituído pelo Impreza, ajudou a construir uma reputação de qualidade e resistência que marcaram um novo patamar para a montadora. No Brasil não foi diferente – ele aproveitou a onda da reabertura das importações e não é tão raro ver um exemplar circulando por aqui em boas condições. Mérito, também, dos motores boxer que ganharam fama de indestrutíveis.

Pois muito tempo passou, o Legacy evoluiu e, no Salão do Automóvel de Chicago (EUA), esta semana, os japoneses revelaram a sétima geração do modelo. Que, é bem da verdade, perdeu boa parte da identidade visual do passado, ganhando linhas que não o diferem muito da concorrência – se bem que tem sido difícil apresentar conceitos novos e capazes de diferenciar um modelo dos rivais.

O Legacy 2020 passa a ser fabricado sobre a plataforma modular Subaru Global Platform, que garante maior rigidez da carroceria e menor tendência à flexão. Sobre o capô, duas opções de motores sempre com a arquitetura boxer que é marca registrada: um 2.5 quatro cilindros aspirado de 182cv e um 2.4 quatro cilindros turbo de 260cv, conforme as versões. A nota menos positiva é que, nos dois casos, a transmissão disponível é por CVT, o que certamente tira boa parte do prazer de pilotagem que era característica das gerações anteriores. Sistema Starlink de infotainment; oito airbags e dispositivos que induzem a permanência na faixa, ou detectam possíveis obstáculos nos pontos cegos e o piloto automático adaptativo são alguns dos recursos disponíveis.

A novidade chega às revendedoras norte-americanas no terceiro trimestre, ainda sem previsão de vinda para o Brasil, onde os custos elevados de importação e o valor alto do dólar ajudam a tirar boa parte da competitividade dos Subaru, apesar da sabida qualidade e eficiência do produto.

20MY_Legacy_Hero 20MY_Legacy_int20MY_Legacy_2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo