Audi

SUV elétrico da Audi faz bonito na recarga de energia

Um dos grandes desafios para as fabricantes de modelos híbridos e/ou elétricos é garantir a capacidade de regenerar boa parte da energia dissipada, por exemplo, nas frenagens, reaproveitando-a ao máximo para aumentar a autonomia e o tempo entre as recargas.

Pois a Audi, que está muito próxima de lançar seu primeiro SUV totalmente movido a eletricidade, o e-Tron, já mostrado pelo Seminovos BH Notícias, resolveu demonstrar, na prática, a capacidade do modelo de reciclar a própria energia e ganhar bons quilômetros a mais entre os ‘abastecimentos’. Para isso, escolheu uma das estradas mais famosas do automobilismo mundial, a que leva ao topo do Pikes Peak, em Colorado Springs (EUA), e é palco de uma tradicional prova de subida de montanha, levando os competidores a 4.200m de altitude.

Lógico que, para transformar o calor dissipado pelos freios em energia extra, o melhor seria fazer o caminho inverso, despencando pelos quase 31 quilômetros (na corrida é usado um trecho de 20) e mais de 170 curvas com os protótipos do e-Tron. O modelo conta com três modos de recuperação: até 0.3g de desaceleração, a frenagem é proporcionada pelo próprio motor elétrico, mandando energia de volta às baterias. Acima disso, entra em ação o sistema de freios eletrohidráulicos que exerce força extra nas rodas para proporcionar o acúmulo de ‘combustível’.

O condutor pode selecionar três modos de reciclagem – no menos invasivo deles, o carro mantém o embalo quando se solta o pedal do acelerador com um mínimo de freio motor. No extremo oposto, o torque extra gerado permite dispensar o acionamento do pedal do freio, já que o simples fato de tirar o pé do acelerador reduz drasticamente a velocidade.

Nos testes, a quantidade de energia recuperada foi tamanha que seria possível fazer todo o percurso novamente apenas com o que foi mandado às baterias. No estágio atual de desenvolvimento, o e-Tron proporciona autonomia média superior a 400 quilômetros.

The Audi e-tron prototype

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo