Curiosidades

Vai viajar? Melhor ficar atento a essas dicas…

Segurança nunca é demais. Seja você um motorista experiente, ou com menos tempo de habilitação; habituado a trafegar por estradas ou daqueles que uma vez ou outra resolvem encarar o trânsito pesado, é bom ficar ligado em algumas dicas que certamente farão sua viagem mais tranquila e diminuirão o risco de dor de cabeça ou problemas longe de casa, numa época em que tudo o que se quer é alegria e festa. Como parceiro oficial do movimento Maio Amarelo, que discute, propõe e desenvolve ações por um trânsito mais seguro, o Seminovos BH Notícias lista os principais cuidados antes de pegar o volante para viajar. Na grande maioria medidas simples, que fazem toda a diferença.

 

 

Estados-dos-pneus

Estado dos pneus: andar em estradas é sinônimo de velocidades maiores e, ao mesmo tempo, maior risco caso algo de errado ocorra com os pneus. Confira o estado geral de todos (inclusive o estepe), a altura dos sulcos e eventuais rachaduras ou cortes nas laterais e na banda de rodagem. Se os sulcos apresentarem altura inferior a 1,6mm ou o TWI (indicador de desgaste) estiver exposto, não pense duas vezes. Troque por um novo.

 

 

 

Calibragem

Calibragem: Certifique-se de que os pneus estão com a calibragem recomendada no manual do proprietário. Lembre-se que os valores mudam quando se transporta mais gente e bagagem. Neste caso, o ganho não vem só em segurança, mas também em economia de combustível.

 

 

 

Fluido-do-radiador

Fluido do radiador: confira o nível no reservatório e complete caso esteja próximo do mínimo. Lembre-se de que estamos em um período de altas temperaturas, o que acaba refletindo nas condições de funcionamento do motor. Evite água da torneira, que acaba desgastando a tubulação e o sistema de arrefecimento. Prefira água desmineralizada e/ou os líquidos próprios, concentrados ou diluídos.

 

 

Óleo

Óleo: normalmente a quilometragem recomendada para a próxima troca de óleo está naqueles adesivos colocados no parabrisa, o que não quer dizer que não se deva conferir o nível antes. É normal que parte do lubrificante se perca com o tempo – nestes casos não é questão de trocar, mas de completar.

 

 

 

Parabrisa

Parabrisa: O período é de chuva, o que torna quase inevitável o uso dos limpadores. E melhor do que descobrir debaixo de um temporal que as palhetas estão gastas, ressecadas ou quebradiças é fazer isso antes de viajar, para não comprometer a visibilidade. Na grande maioria dos veículos, a troca do componente é simples e pode ser feita pelo próprio proprietário. Além disso, não deixe de encher o reservatório de água, útil para limpar o vidro quando lama, poeira e outras impurezas prejudicam o campo de visão.

 

 

LuzesLuzes: tanto quanto no dia a dia, nas estradas ser visto é importantíssimo, especialmente na hora de sinalizar manobras e mudanças de faixa. Confira então o funcionamento de farois, lanternas, setas e luzes auxiliares, sempre reforçando que o uso do farol baixo é obrigatório nas rodovias e que as luzes de neblina só devem ser usadas em casos de nevoeiro com perda de visibilidade.

 

 

Combustível

Combustível: abasteça em seu posto de confiança para ter o máximo de autonomia com gasolina ou etanol de procedência. E não se deixe levar apenas pelo preço quando precisar reabastecer pelo caminho.

 

 

 

 

 

 

 

Dicas para viajar

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo