Segurança

Volvo vai adotar limite de velocidade máxima em seus modelos

A partir do ano que vem, os modelos que saírem das linhas de montagem da Volvo terão a velocidade máxima limitada em 180km/h. A medida foi confirmada pela montadora sueca como parte de seu programa Vision 2020, que prevê que, a partir da data, nenhum ocupante sofra ferimentos graves ou mesmo perca a vida a bordo de um de seus carros – vale lembrar que a marca, hoje parte do grupo chinês Geely, já é referência internacional em segurança.

“Qualquer medida que vá na direção do que propomos é importante”, destaca o presidente da Volvo, Hakan Samuelsson, lembrando que, em condições normais de tráfego na maior parte do mundo, há limites justamente para evitar um número maior de acidentes e fatalidades. Além disso, ele completa, os sistemas de auxílio à condução e proteção ativa e passiva são pensados para as velocidades habituais.

Integrante do programa de especialistas em segurança da fábrica, Jan Ivarsson lembra que a grande maioria dos motoristas não tem a exata noção do que ocorre acima dos 180km/h. “Estamos acostumados a ter medo de aranhas, cobras, altura, mas não sabemos o que acontece num imprevisto em alta velocidade, assim como não temos certeza de que conseguiremos lidar com uma situação assim e escapar com segurança. Queremos mostrar que certas velocidades são perigosas”.

A montadora pretende investir ainda em dois aspectos fundamentais para conter as ocorrências nas ruas e estradas: a distração (provocada pelos smartphones e sistemas multimídias, principalmente) e a intoxicação – dirigir sob o efeito de álcool ou drogas.

Para que a Volvo não perca seu lado esportivo, os modelos da divisão Polestar manterão velocidades máximas mais elevadas.

New Volvo S60 R-Design exterior

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Vídeos

Mais Lidas

Topo